quinta-feira, 1 de maio de 2008

ATIVIDADE 2


Olá Colegas!



Uma semana já se passou e chegamos na Atividade 2.


Esta atividade consiste na análise do texto "QUANDO a ESCOLA é de VIDRO" de Ruth Rocha .


Após a leitura, faça uma análise do que é exposto e publique o seu comentário a respeito do mesmo.


Estamos aguardando a sua opinião...



Clique no Link abaixo:


http://www.slideshare.net/maristelamafort/escola-de-vidro1-2996597


Uma boa semana de trabalho à todos!




14 comentários:

cleoniceabdalla disse...

Após a leitura do texto:"QUANDO a ESCOLA é de VIDRO" de Ruth Rocha, destaco a importância de:
-a escola ser um lugar de convivência mútua e aprendizagens significativas na vida do aluno, para que ele sinta-se integrante da mesma.
-o professor ser um mediador e facilitador dessas aprendizagens, através de metodologias criativas, inovadoras que buscam o diálogo, a interação, a integração de conteúdos ao contexto que o aluno está inserido.
-a família acompanhar essa caminhada, pois é muito importante que FAMÍLIA-ALUNO-ESCOLA busquem juntos a construção de cidadãos conscientes dos direitos e deveres na sociedade que vivem.
Penso que na hora de trabalharmos limites com nossos alunos(ou filhos)precisamos ser "firmes" no que dizemos, mas também "afetivos","carinhosos" quando eles "clamam" por atenção.Mostrar,através de gestos, atitudes que estamos ali também para ouví-los, ajudá-los e procurar compreendê-los.

Prof. Nilzo Machado disse...

Olá Cleonice!

Em poucas palavras conseguistes sintetizar a essência do texto.
Parabéns pelas tuas colocações.

Nilzo Machado

bittencourt disse...

A escola deve e é um local de grande importância na vida do aluno, pois oportuniza a refletir sobre o seu cotidiano, a paz e até com o mundo melhor. Sendo desenvolvida a parte da solidariedade e o respeito aos outros construindo a cidadania consciente e participativa.Desenvolvendo atividades da vida prática, procurando aprimorar o senso de liberdade, responsabilidade em cada aluno na escola, na familia e na comunidade em que vive.
Ao professor cabe promover a aprendizagem com clareza as concepções teóricas que irão fundamentar na prática do seu cotidiano. O professor é alguem com que o aluno pode contar para resgatar a sua auto estima e capacidade de aprender. O professor é uma das peças fundamentais na vida em que o aluno írá se espelhar as vezes na sua caminhada. O professor com as suas atitudes irá demonstrar o carinho que tem pela profissão e pelos alunos através do diálogo aberto
e muita compreensão

mara souza disse...

Essa escola descrita no texto, tem semelhança com nossas atitudes ferrenhas em não perceber as diferenças, aqueles pequenos e , muitas vezes, grandes sinais de que cada ser humano é único, não há como mensurar, formatar, nem incluir em suas principais características, coisas que pensamos existir em nós, e alienados, pensamos ser o melhor para o outro, de forma alguma podemos nos considerar modeladores de seres, embora, a época seja de muitos avanços, valores ainda têm o mesmo nome, a mesma essência, só que alguns se negam a revê-los, outros, simplesmente modificam cruelmente os significados, então, seguimos, achando o máximo termos contribuido para a mesmice, para o igual, tudo muito sério, sem alegria, sem paixão, e sem ela a " paixão", somos cópias mal feitas e inacabadas. Mara Souza

Marlene Schmidt disse...

O texto faz uma séria alusão ao que é e ao que deveria ser dentro do contexto escolar! Quando o texto se refere ao termo "escola" entenda-se toda essa dimensão que faz parte da instituição de ensino, ou seja, não é somente o prédio, mas seus professores, alunos, equipe diretiva, funcionários, pais, mães, e até o entorno ao qual estamos inseridos. Muitas vezes, o discurso sobre uma pretensa escola, aquela escola inclusiva que reconhece sua realidade e trabalhe as pluralidades existentes, fica muito na ideologia, na vontade de ser... A escola que queremos se mantêm ainda muito longe... Questões sérias são percebidas no texto de Ruth Rocha, onde percebe-se aquele continuísmo do que sempre foi, aquela abordagem de padronizar todos da mesma forma, a falta de criatividade e a resistência em perceber e em melhorar... Não vejo somente a escola de vidro, vejo professores de vidro, didáticas de vidro, relacionamentos de vidro, pais de vidro, equipes de vidro, enfim, muito vidro à nossa volta e tudo precisa de muitos olhares e investimentos! Mas olhares de mudança, investimentos sérios de ações comprometidas com uma educação de qualidade juntamente com ações intencionalizadas com à sua realidade escolar. Vejo que pequenas mudanças podem melhorar esse quadro, mudanças que às vezes se referem à nossa prática, ao nosso envolvimento e também num trabalho integrado entre Escola-Pais-Alunos. Muito pode se adquirir e reverter quando o assunto é educação. Aprendizagens significativas se conquistam num ambiente sério que valorize não só os alunos, como os professores e todo o seu contexto.

angela disse...

Acredito que "ESCOLA", é a integração de Pais, professores, alunos e a comunidade, porque se as partes não estiverem integradas, não existirá o conhecimento, o senso crítico, afeto e principalmente não formaremos cidadões capazes de interagir em sociedade e formadores de opiniões próprias.
O aluno de hoje, esta direcionado para uma realidade muito abstrata, distante muitas vezes de sua própria realidade, gerada, acredito que seja por esta sobrecarga de informações que o mundo informatizado o cerca. Cabe a nós, pais professores, escola conduzirmos nossos alunos de maneira adequada, coerente e seguros de seus próprios ideais.
O professor deve ser o ELO de LIGAÇÃO entre o aluno e a escola, oportunizando aulas mais prazerosas, apontando técnicas novas, inovando a cada dia , só assim vai integrar o aluno no contêxto.
Não podemos esquecer que a família também é muito importnte na formação dos nossos filhos, sendo firme e impondo limites , nos momentos oportunos,mas ao mesmo tempo sermos parceiro, amigo,companheiro. Só assim com muito amor se constrói cidadões responsáveis por seus atos e atitudes.

Sonia Brasil disse...

Caramba! Como escreve bem esta autora! E aprendeu a escrever assim numa escola de vidro! Quem diria que esta escola era tão ruim, afinal conseguiu formar uma grande escritora ou pelo menos a ensinou a escrever, colocar suas idéias no papel com clareza e perfeição gramatical, coisa raríssima em alunos inclusive de nível universitário. Rigidez demais com certeza não é bom pra ninguém, mas experimentos demais com seres humanos em formação, como no caso de alunos, também pode ser prejudicial. Excesso de liberdade no ensino resulta no que encontramos hoje nas salas de aula: alunos com medo de escrever e sem saber escrever. Redação é sinônimo de bicho-papão. Por mais que se explique, exemplifique, ensine, dê dicas, a “coisa” não sai e se sai é de causar desespero no “carrasco” professor. E viva a escola sem vidro!

Anônimo disse...

A escola deve ser um lugar de buscas,de aprendizagem, de interação e não de castração.O professor deve ter papel de facilitador, incentivador nessa aprendizagem e no desenvolvimento geral, não só da criança, mas do cidadão que esta sendo preparado para viver em sociedade, com limites, direitos e deveres.

Fernanda-Smed disse...

Se analisarmos a relaidade vamos perceber que nossas escolas ainda são de vidro. Como professores esperamos que todos alunos aprendam da mesma maneira de acordo com a nossa metodologia utilizada que em vezes nem é a mais adequada para nossos alunos. A prática educativa deve ser repensada estamos em momento de transição, muitas mudanças, precisamos buscar novas metodologias para diversificar nossa prática e atingir as individualidades. A educação especial veio desacomodar para que os professores busquem maneiras diversificadas de ensinar assim os ditos normais também serão beneficiados.
Portanto vamos tirar as crianças dos vidros, vamos permitir e mediar para que eles cresçam e aprendam.

Claudio disse...

A escola é o lugar onde o aluno írá ser formar como um cidadão, um cidadão crítico consigo mesmo e com a sociedade que vivemos, aprendendo os valores, não podemos restringir a vivência de nossos alunos, devemos nós professores auxiliarmos eles nas descobertas da vida, por isso nada de vidros, e sim direitos e deveres de todos para com todos.

Berenice Pires disse...

O texto nos leva a uma grande reflexão sobre o nosso cotidiano na escola.Quantas vezes queremos que o nosso aluno se encaixe na atividade que queremos realizar, sendo que talvez nem seja do interesse dele.A partir do texto sinto a necessidade de fazer uma análise do nosso dia-a-dia na escola.

Rosane disse...

Essa escola do texto tem um caráter futurístico mesclado a um outro estático e sem muitas novidades quanto aos conceitos de educar, aprender, perceber, ir além do espaço físico, atingindo as relações humanas como parte do processo educativo.Não há aprendizado, sem que tenhamos consciência de nossas limitações, e ao mesmo tempo, ver o educando como alguém capaz de enfrentar as mudanças, as diferenças, se auxiliado por educadores centrados, cientes de que somente unidos e sem preconceitos, poderemos ajudar na cosntrução de uma escola, que embora tenha várias facetas, é um vínculo sério, porque trabalhar com pessoas sugere compreensão, visão de mundo, noção de solidariedade perante as dificuldades, enfim, entendermos, de uma vez por todas que as mudanças só acontecem quando assim o quisermos, não há crescimento algum, quando não nos comprometemos, toda uma equipe:alunos, professores, equipe diretiva, funcionários.

Jussara Horbe disse...

Com este texto acredito que a autora quer mexer com os professores para um olhar diferenciado.
A escola de vidro é aquela que robotiza seus alunos, os mesmos só sabem realizar aquilo que ensinam.
O aluno não tem pensamento próprio, criatividade, não pode dar sua opinião;ele apenas reproduz aquilo que o professor,a escola quer que ele aprenda e execute.
Quando algum destes alunos conseguem sair fora desta realidade não sabem nem como agir , sentem-se despreparados para o mundo, pois são pessoas bitoladas, sem opiniões próprias, nunca agiram por elas mesmo.
Ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que trabalham assim , que pena....

Fabiane disse...

Olha achei incrível esse texto ele relata muito bem o que acontece hoje em dia ainda.E devemos perceber que cada aluno é um ser diferente,com formas de aprender também diferente com seu próprio tempo.Não podemos apenas impor nossas metodologias.A escola deve ajudar na formação como pessoa com seus direitos e deveres,sempre com a participação dos pais e da comunidade.Também sempre estamos aprendendo com os alunos.